quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Arquidiocese de Braga não quis investigar padre suspeito de pedofilia

Processo do padre Abel Maia foi entregue aos Dehonianos, mas canonistas defendem que deveria ser liderado pelo arcebispo de Braga
Os supostos abusos sexuais cometidos por Abel Maia, o padre de Fafe, estão a ser investigados pela congregação dos Dehonianos e não pela arquidiocese de Braga, a que pertence o sacerdote.
As suspeitas vieram a público recentemente, depois de o antigo pároco de Canelas, Roberto Carlos, ter ameaçado o bispo do Porto que tornaria o escândalo público se fosse mudado de paróquia. D. António dos Santos não cedeu e encaminhou a carta com a denúncia para as autoridades civis e para o arcebispo de Braga – que é o superior hierárquico do sacerdote visado na denúncia e, segundo as regras do Direito Canónico, deveria liderar a investigação.

Fonte: Jornal i

Hugo Pires acusa Ricardo Rio de ocultar gastos da Câmara Municipal

Hugo Pires, vereador do Partido Socialista, escreveu um comunicado no seu perfil de facebook para demonstrar a sua indignação com as contas do último trimestre de 2014, que serão apresentadas na reunião de Câmara que irá decorrer hoje às 18h30 na Junta de Freguesia de Pedralva.

O vereador afirmou que os documentos que serão mais logo apresentados apresentam gastos acima dos 180 mil euros. "Nesses documentos estão contabilizados cerca de 150.000 euros para festas, cerca de 8.500 euros para viagens e 26.500 euros para comunicação e imagem! Afinal, em que é que ficamos? Das duas uma: ou há dinheiro ou as prioridades do Dr. Ricardo Rio estão totalmente invertidas!", escreveu Hugo Pires, frisando ainda que o programa Prós e Contras, realizado no Theatro Circo a 6 de Outubro do ano passado teve um custo de 14.188 euros. "A acrescentar a isto, dar conhecimento do custo do programa Prós e Contras, realizado no Theatro Circo, que custou oficialmente 14.188 euros. Na altura, quando questionado sobre o custo que aquele programa teve para o Município, o Dr. Ricardo Rio disse: "nenhum".", concluiu.