terça-feira, 10 de março de 2015

O puxão de orelhas de Ricardo Rio a Firmino Marques e Altino Bessa


Factos:



1- O Presidente da Câmara de Braga faltou à reunião do Executivo Municipal realizada ontem.
2- No final da reunião, foi abordada a Parceria Público-Privada - SGEB, sociedade comparticipada a 49% pelo Município e a 51% pelas construtoras ABB e Europa Ar-Lindo.
3- Face às notícias que têm vindo a público, entre as quais uma que anunciava o resgate da PPP e a consequente poupança de 5 milhões de euros por ano, perguntei ao Vice-presidente qual era o plano que estava a ser preparado para cumprir tais objectivos.
4- O Vice-presidente respondeu que "a redução de custos com a parceria não é um passo de magia" e que "não está em equação ficar com os 51% do capital".
5- O vereador Altino Bessa, que dias antes defendia que “a solução deste contrato escandaloso só pode ser a do resgate” e adiantava que "a parceria está a ser estudada por uma equipa de juristas", disse, coadjuvando o Vice-presidente, que "não podíamos acreditar em tudo que vem nas notícias.
6- O gabinete de comunicação da CMB, apesar de, na reunião do Executivo Municipal, se ter dito que nenhuma fonte oficial do município o teria feito, divulgou a referida notícia propagando a ideia do resgate da PPP e da poupança milagrosa de 5 milhões de euros por ano.
7- Perante as respostas inconclusivas e contraditórias, concluí que, afinal, a coligação PSD/CDS que governa a Câmara de Braga gosta apenas de iludir os cidadãos, falando de assuntos que os agradam e de soluções que estes anseiam, apesar de não ter respostas ou medidas concretas preparadas.
8- Contrariando tudo o que havia sido dito pelo seu Vice e por um dos seus vereadores, eis que o Presidente da CMB, que uma hora antes tinha faltado à reunião do executivo, aparece na conferência de imprensa para dizer que "a prioridade passa por negociar o resgate do contrato com a SGEB", prevendo-se a "diminuição das rendas em cerca de 5 milhões de euros anuais ".


Não sei se hei-de ficar mais preocupado com a trapalhada em torno deste assunto ou com o atestado de incompetência que o Presidente da Câmara passou aos vereadores da maioria que ele próprio lidera.

Carlos Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário